Desde o seu surgimento em 1940, essa instituição é como uma guardiã incansável, dedicada à restauração e divulgação de um acervo enorme, com mais de um milhão de relíquias do cinema nacional e internacional. É lá que você encontra de tudo um pouco: fotografias, roteiros, livros, revistas e pôsteres que contam a história do cinema de um jeito único e cativante.
Veja as fotos do Cinemateca:
Arquitetura
Plantada no antigo matadouro municipal da Vila Mariana, a Cinemateca manteve o charme da arquitetura original, com suas paredes de tijolos e colunas de ferro que contam histórias do passado. Até o trilho do trem, que já carregou toneladas de carne até a estação de bondes São Joaquim, permanece lá para quem quiser reviver tempos passados.
Com três salas de cinema, uma telona ao ar livre, e as salas Oscarito e Grande Otelo, é difícil não encontrar um cantinho para se acomodar e curtir um filminho. Tivemos a sorte de pegar uma sessão na sala Grande Otelo, e a melhor parte é que toda semana tem filme de graça por lá. Que legal!!
Além dos filmes, dá para dar uma volta pelo jardim durante o dia e admirar as carpas no lago e descobrir umas coisinhas curiosas, tipo a escultura “Zíper Concha” e a obra “Cena de Cinema”. A Cinemateca é daquelas paradas obrigatórias para quem curte uma boa dose de cultura e diversão, a noite o jardim permanece fechado para o público, mas a diversão continua.
Trabalho da Cinemateca
Comprometida em manter viva uma parte importante da nossa produção cinematográfica, a Cinemateca Brasileira se tornou o lugar número um para curtir o melhor do cinema nacional e internacional. Com o maior acervo de “imagens em movimento” da América do Sul e um dos maiores do mundo, você pode se perder por horas explorando suas preciosidades – e o melhor é que tudo isso está disponível online no site deles!
E olha só, a instituição é como uma celebridade no mundo do cinema! Reconhecida como membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivos de Filmes (FIAF), ela começou sua jornada em 1949 como a Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Mas foi em 1956, sob o comando do mestre Paulo Emilio Sales Gomes, que ela adotou o nome que conhecemos hoje: Cinemateca Brasileira. Charmoso né?
Onde fica?
Localizada na Vila Mariana, região próxima ao centro de São Paulo, instalada num prédio histórico que, de verdade, é um passeio delicioso devido à sua belíssima apresentação.
Horário de Funcionamento
Espaços públicos e jardins: todos os dias, das 8h às 18h.
Café da Cinemateca: de quarta-feira a domingo, das 13h às 21h.
Centro de Documentação e Pesquisa: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, exceto feriados.
Salas de cinema: de acordo com a programação.
Entrada
Gratuita
Nota
⭐⭐⭐⭐
Conclusões finais
Em resumo, a Cinemateca Brasileira é como um tesouro escondido cheio de pérolas do cinema! Desde sua inauguração, ela tem sido a guardiã incansável de nossa herança cinematográfica, mantendo vivo o legado através da restauração e da exibição de um acervo incrível. Com suas salas de cinema aconchegantes, o jardim repleto de surpresas e até mesmo uma telona ao ar livre para as noites estreladas, é o lugar perfeito para uma escapada cultural. Além disso, ela é uma estrela internacional, reconhecida em todo o mundo do cinema! Então, se você estiver procurando por diversão, cultura e um bom filme, a Cinemateca é o lugar certo para você. Venha se perder nessa experiência cinematográfica única!
Posts Recentes
dezembro 1, 2024
Biblioteca Mário de Andrade: Cultura, História e Vista de São Paulo
Visitar a Biblioteca Mário de Andrade foi como encontrar um…
dezembro 1, 2024
Solar Marquesa de Santos: História e Charme do Brasil Imperial
Localizado ao lado do Beco do Pinto e da Casa da Imagem, o…
novembro 24, 2024
Palácio de Westminster: A História Inglesa Ecoa em Cada Salão!
O Palácio de Westminster e o Big Ben são muito mais do que…
novembro 24, 2024
Palácio de Buckingham: Símbolo da monarquia britânica.
O Palácio de Buckingham é muito mais que uma residência…