Novo Roteiro 

Esse post é apenas uma pesquisa de lugares, em breve vamos fazer o passeio e testar o roteiro. Se você usou esse roteiro para fazer sua viagem, deixa o seu comentário.

É um destino ideal para uma escapada de um dia, especialmente pela sua proximidade com São Paulo, situando-se a apenas 30 km de distância, ou cerca de 40 minutos de carro em condições normais de tráfego. Além disso, sua localização estratégica também a torna acessível a outras cidades do interior, como Jundiaí e Campinas.

Muitos visitantes optam por passar o dia em Embu, explorando a feira e as lojinhas artesanais e desfrutando de uma refeição em um dos seus deliciosos restaurantes, barzinhos ou um café. Por outro lado, alguns escolhem prolongar sua estadia na cidade, aproveitando para explorar outras atrações nas proximidades, as quais serão colocadas mais adiante neste roteiro.

O que fazer em Embu das Artes?

Separamos 8 lugares para você visitar, conhecer e comprar.

1ª Parada

Parque Francisco Rizzo


Localização no Google Maps


2ª Parada

Capela de São Lázaro


R. da Matriz, 111 – Centro
Localização no Google Maps


3ª Parada

Viela Das Lavadeiras


R. Siqueira Campos, 2-122 – Centro
Localização no Google Maps


4ª Parada

Praça das Artes


R. da Matriz, 16A – Centro
Localização no Google Maps


5ª Parada

Feira de Embu


Largo dos Jesuítas, 101 – Centro
Localização no Google Maps


6ª Parada

Museu de Arte Sacra dos Jesuítas – MASJ


Largo dos Jesuítas, 67 – Centro
Localização no Google Maps


7ª Parada

Centro Cultural Mestre de Assis


Largo 21 de Abril, 29 – Centro
Localização no Google Maps


8ª Parada

Memorial Sakai do Embu


R. Rebolo Gonzáles, 185 – Vila Cercado Grande
Localização no Google Maps

Onde se hospedar em Embu das Artes?

Não temos certeza se optaremos por nos hospedar em Embu das Artes, considerando que estamos atualmente em São Bernardo do Campo, a aproximadamente 50 minutos de viagem, sem trânsito, é claro. 😉

Aqui estão algumas opções de excelentes hotéis em Embu das Artes:

Nossa lista no booking

Como chegar em Embu das Artes?

Embu das Artes, a apenas 30 minutos do centro de São Paulo, é um destino fácil de alcançar. Você pode chegar lá pela Rodovia Régis Bittencourt (BR 116), nos quilômetros 279 e 282, partindo da Marginal Pinheiros, pela Rodovia Raposo Tavares/Rodoanel ou pela Avenida Professor Francisco Morato.

Onde fica Embu das Artes?

Embu das Artes é um município brasileiro localizado no estado de São Paulo, na região metropolitana da capital paulista.

O município faz divisa com outras cidades da região metropolitana, como São Paulo, Itapecerica da Serra, Cotia, São Lourenço da Serra e Itapevi. Sua distância até o centro de São Paulo é de cerca de 30 km.

Embora seja parte da região metropolitana de São Paulo, Embu das Artes possui uma característica mais rural e bucólica, com muitas áreas verdes, montanhas e uma atmosfera que atrai turistas em busca de arte, cultura e artesanato. É conhecido por sua feira de arte e artesanato, onde artistas locais e regionais exibem e vendem suas obras. Além disso, o município possui um centro histórico preservado, com ruas de paralelepípedo, casarões coloniais e igrejas antigas, o que o torna um destino turístico popular na região.

Porque Embu das Artes tem esse nome?

Então, a lenda diz que Embu das Artes recebeu seu nome porque um dia, há muito tempo, quando os exploradores portugueses chegaram à região, viram tantas cobras passeando tranquilamente pelo rio que decidiram chamá-lo de “Embu”, que em tupi-guarani significa algo como “rio das cobras”. Mas não se preocupe, as cobras sumiram há muito tempo e agora o que reina por aqui são as cores, os pincéis e muita criatividade! Por isso adicionaram “das Artes” ao nome, porque é aqui que a magia acontece, com artistas de todos os tipos pintando, esculpindo e espalhando sua arte pela cidade. Então, se você estiver procurando por um lugar cheio de vida e inspiração, Embu das Artes é o lugar certo!

Embu das Artes é perigoso?

Em Embu das Artes, apesar de algumas áreas mais afastadas apresentarem desafios de segurança, a região turística é reconhecida pela sua tranquilidade. A prefeitura tem adotado medidas para melhorar a segurança dos moradores, como o mapeamento e a iluminação de locais considerados perigosos, como ruas e vielas. Além disso, está em andamento a instalação de mais 36 câmeras de vigilância.

No entanto, é importante observar um aumento nos índices de criminalidade. Em novembro de 2022, registou-se um aumento de 17% no número de roubos em geral, incluindo assaltos a pedestres e invasões de propriedades. Durante o período de janeiro a novembro de 2022, foram relatados 1.192 incidentes de roubo, enquanto em 2024 esse número subiu para 1.400.